terça-feira, 6 de março de 2012

MÓDULO 14 – CONTABILIDADE NA ESCOLA

Encontro realizado dia 15 de fevereiro de 2012


 Acabaram as férias...



Iniciamos nosso primeiro encontro após as férias com a Palestra do Técnico de Enfermagem Nilson. Ele abordou diversos temas como a hipertensão, diabetes, sedentarismo, e as complicações que estas doenças podem causar em nosso organismo.
Também chamada de pressão alta, a doença corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais. Conheça um pouco mais sobre esse mal que ameaça sua saúde em silêncio
Se há uma doença cujo diagnóstico é fácil e o tratamento não depende de grandes tecnologias, mas apenas do envolvimento e compromisso de médicos e pacientes, ela se chama hipertensão. Apesar disso, a dificuldade de tratamento exerce grande impacto nos índices de mortalidade e incapacidade. Como não apresenta sintomas na maioria dos casos, muitas vezes só vem à tona quando um grave problema de saúde cardiovascular ou cerebral identifica na pressão arterial elevada o maior responsável pelo quadro agudo. É por essa discrição característica que os médicos recomendam a medição a cada seis meses para as pessoas com histórico familiar da doença. Para os demais, uma vez ao ano.
Mas, afinal, o que significa esse mal? Para começar, vamos entender o básico: o coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de vasos de maior calibre chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é 'empurrado' contra a parede dos vasos sangüíneos. A tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial. Essa pressão está sujeita a uma série de variações: fatores de estresse físico e mental (tecnicamente chamados neurohumorais), comportamentais e ambientais.

Dando continuidade em nosso encontro tivemos a Dinâmica Sorriso Milionário:

Material: bolinhas de papel amassado
Procedimento: 
    Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. a tutora distribuiu para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel. Cada participante teria que escolher três companheiros da sala e contar uma piada, fazer uma micagem ou coisa to tipo, se a pessoa sorri ela irá pagar uma bolinha. Venceria quem terminasse a brincadeira com mais "dinheiro". Nesse caso me dei mal, como dou risada com qualquer besteira só consegui segurar 1.000,00, mas valeu a experiência.

MÓDULO 13 TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO



Encontro realizado dia 3 de dezembro de 2011.



Escrever e falar bem não são das tarefas mais fáceis dessa vida. Isso é fato. E nesse módulo estudamos a forma culta de comunicar através dos textos de redação oficial. Que são diferentes da forma como escrevemos uma carta ou um bilhete para nossos amigos.
A documentação com a qual lidamos no dia-a-dia tem que usar termos fáceis, lógicos para que a comunicação seja explícita e de fácil compreensão para aquele que irá recebê-la. Em sua maioria são documentos que contam a história do aluno na unidade escolar, fatos burocráticos, ou não, que ocorrem no cotidiano da escola. 

segunda-feira, 5 de março de 2012

MÓDULO 12 LEGISLAÇÃO ESCOLAR


Encontro realizado dia 5 de novembro de 2011.
Iniciamos nosso encontro com uma Dinâmica com o Professor de Capoeira Hevaristo.

“E fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática. Paulo Freire.

Dinâmica da Casinha - a Construção do Plano Nacional de Educação


Tanto a construção do PNE quanto uma casa ambos estão subordinados a uma lei, necessitam de um diagnostico prévio, estabelecem metas e, muito importante, precisam de recursos para sua materialização.


Deste Módulo tirei uma Análise crítica das Leis que regem a Educação Brasileira, AQUI em especial a LDB.



Neste módulo fizemos um estudo sobre as Leis que norteiam e regem a educação brasileira, que garantem a funcionalidade do sistema educacional garantindo a educação gratuita e de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. Na teoria o texto é lindo, perfeito. Mas, em uma análise estrutural ampla das condições econômicas, políticas e sociais da sociedade brasileira - entretanto no viés da educação - percebe-se a decadência da escola brasileira e a irrealidade do sistema de ensino proposto pela LDB.
A LDB, que utopicamente estabelece a educação como direito e dever de todos, privilegia a classe abastada de uma forma paradoxal. O paradoxo fica extremamente evidente quando a classe dominante -detentora do capital -se mantém ao longo de suas vidas nas melhores escolas e posteriormente ocupam vagas em instituições públicas, que logicamente deveriam ser ocupadas pelas populações mais carentes. Dessa forma, a classe mais carente acaba, injustamente, ocupando vagas nas instituições particulares e é amparada pelo poder de uma forma um tanto quanto irreal e pragmática.
Assim, fica evidente que há um sistema de ensino irreal no país, onde as leis propostas pela LDB apenas fazem uma referência ao sistema educacional, sem articulação entre as várias esferas de ensino existentes. A indignação é mais evidente quando percebemos que o Estado se mantém omisso, a população ainda mais carente e a ideologia da isonomia utopicamente se faz presente. E a LDB, onde está? Está no papel. Infelizmente a LDB não visa corrigir as diferenças sociais, mas sim, reforçar as estruturas de classes, sendo assim mantenedora da classe abastada no poder. ONDE ESTÁ A NOSSA LDB?

MÓDULO 11 GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS E NA ESCOLA


Encontro do dia 08/10/2011 – aula dupla

“A Educação é um compartilhar de ideias, cultura e conhecimento. Criar cidadãos críticos sabedores de seus valores.
Criar espaços alternativos para pesquisar e produzir conhecimento atuam para a construção de cidadãos construtivos, autônomos.”

Dinâmica dos Pés
Desenhamos nossos pés sobre uma filha de papel. Perguntou-nos:
- Quanto esse papel já caminhou?
- Quais os caminhos que ele percorreu?
- Qual o objetivo ele ainda tem que alcançar?
Moral: quando se sabe para onde se quer ir, o caminho pode ser árduo mas seguiremos. Se não sabemos para onde ir, qualquer lugar serve.

Reflexão: Dois homens caminhando, cada um com um pão. Eles se encontram e trocam os pães. Cada homem vai embora com um pão. Porém se os dois homens andando e ao se encontrarem por uma estrada eles trocam ideias, cada homem vai embora com duas ideias.
Sempre que podemos devemos trocar ideias com outras pessoas, pois desta forma nos esclarecemos, acrescentamos, ajudamos, evoluímos... Ainda que você ache que não precise, servirão para o outro.

“Nascer é uma possibilidade;
Viver é um risco;
Envelhecer é um privilégio;
Transformar depende de nossa vontade;
Realizar é nossa responsabilidade”.

Neste módulo tivemos a abordagem de diversas questões relativas à gestão democrática na escola. Observamos que a função da escola é tripla e prioriza a política e o pedagógico, interferindo de forma efetiva na realidade intencionalmente.
E por este motivo necessita de políticas públicas de financiamento, universalização da educação com qualidade, e profissionais qualificados e bem remunerados.
A gestão democrática se faz com possibilidade de acesso à escola, com garantia de permanência dos estudantes no processo educativo, com oferta de uma educação de qualidade, socialmente referente e com disponibilidade para o exercício democrático.
Estudamos os diversos Programas federais que financiam a educação brasileira básica, através de uma Palestra oferecida pela Professora do NTE, Nelci Hasper, que veio exclusivamente para mostrar as diversas formas que o governo disponibiliza os recursos para a Educação.

MÓDULO 10 - TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS


Encontro realizado dia 10/09/2011

Começamos nosso dia com nossa Oração inicial e em seguida assistimos ao vídeo de Renovação da Águia.
De todas as aves, a águia é a espécie de maior longevidade.
Elas chegam a viver setenta anos, mas para atingir essa idade, aos quarenta anos elas êm que tomar uma difícil decisão: a da sua renovação. 
Nessa fase da vida, as suas unhas já costumam estar compridas demais e muito flexíveis, o que lhes dificulta a captura de presas para a sua alimentação e subsistência. 
O seu bico também, que antes era alongado e pontiagudo, inicia agora um processo irreversível de encurvamento e, além disso, as suas asas também já se encontram envelhecidas e pesadas, em função da grossura das suas penas. 
E nessa fase da vida, voar já é uma tarefa extenuante e difícil para ela e é então que ela percebe que só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura aproximadamente 150 dias. 
E é isso que ela escolhe: um processo de renovação que consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão de pedra, onde ela não necessite voar e então, depois de encontrá-lo, ela começa a bater com o bico no paredão até arrancá-lo por completo, após o que, ela espera pacientemente pelo nascimento de um novo bico, com o qual arrancará, uma a uma, todas as suas velhas unhas. 
E quando lhe nascem as novas unhas, ela passa então a arrancar, com elas, as suas velhas penas., o que dura aproximadamente cinco meses, após o que ela sai para o vôo da renovação, pronta para viver por mais uns trinta anos ... 
Moral da História: Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor.Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
Em um de nossos Pratiques fomos questionados: Com relação as cotas, você concorda que a escola deva possuir o poder de compensar as desigualdades sociais dos indivíduos que ela tem acesso?
Faço questão de deixar registrado minha opinião quanto as Cotas:

Eu sou terminantemente contra o sistema de cotas para negros, índios, pobres e outros marginalizados da sociedade. Pois as considera uma medida hipocritamente paliativa, onde o governo  encontra uma forma de recompensar os pobres e miseráveis que ele não deu conta de educar como se deve.
Ao invés de cotas de acesso ao ensino superior o que deveria ter é um sistema de ensino público de qualidade, com escolas públicas com boas estruturas físicas, equipamentos, professores qualificados, capacitados, bem remunerados e sabedores de seu valor e dever perante aos educandos. 
O dia em que ser professor for um mérito, e os vestibulares de licenciatura forem tão concorridos quanto os de medicina e direito, nós teremos boas safras de profissionais da educação capazes e qualificados para desempenhar um papel que realmente faça diferença dentro do sistema educacional. Enquanto isso não acontecer a educação no Brasil continuará sendo a mediocridade que ainda é.
Feito isso, teremos cidadãos iguais para disputar de qualquer vaga de emprego ou vestibular sem levar em consideração sua cor ou origem.
Por: Érica Barbosa - Assistente de Administração Escolar

Terminando este Bloco...

REFLEXÃO FINAL DO BLOCO I

Como uma boa produção textual vamos fazer um balanço de tudo que estudamos até agora no Curso Técnico Profuncionário.
O curso nos permitiu ver as escolas como algo com identidade própria onde professores e funcionários, juntamente com toda a comunidade escolar elaborar sua proposta pedagógica, respondendo aos desafios e aos apelos da realidade. Assim nasce um poder escolar resistente a desmando políticos, a limitações financeiras e à pressões de forças incorporativa.
No estudo da historia podemos enxergar nossas raízes e compreender porque as civilizações, os povos se organizavam de determinadas maneiras, o que foram, e como transformaram naquilo que são. E a educação, juntamente com a cultura, ilumina em nós a inteligência humana e permite sermos criadores, inventores e construtores de nossa própria história. A sociedade brasileira vive processos rápidos de mudanças e as escolas cada vez mais tem de acompanhar, participar e formar cidadãos para lidarem com mudanças.
De nós trabalhadores da educação, começa a exigir novas maneiras de atuarmos como profissionais da educação e, nesta tarefa, somos educadores num placo em que tudo acontece muito rápido, a escola.
Os funcionários necessitam de formação profissional bem como valorização profissional, assegurado por Lei. Pois antes de mais nada, somos cidadãos e temos vários direitos assegurados por Lei e que não são devidamente cumpridos. Continuamos sendo cidadãos de papel. Já que hoje temos que atuar como educadores e formadores dentro das unidades escolares, significa que deixaremos de ser os seres invisíveis da escola, como a tia da merenda que somente as crianças conhecem, a tia da limpeza, que praticamente pais e professores não enxergam em sua grande maioria, merecemos não apenas cursos profissionalizantes, mas reconhecimento como cidadãos e profissionais da educação, pois a escola não é constituída de apenas alunos, professores e direção, é toda a comunidade que dela participa, seja diretamente ou indiretamente.
Observamos durante nossos estudos que uma escola democrática tem que partir do princípio participativo em que todos possuem sua parcela de participação na tomada de decisões, sejam elas de cunho financeiro, pedagógico ou simplesmente administrativo.
A educação que oferecemos às nossas crianças tem por objetivo enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos. Pois a educação pode, veja bem, eu disse pode, ajudar na construção de uma sociedade mais fraterna e corporativa, onde as soluções para problemas sociais do nosso país sejam encontradas de forma coletiva e visando o atendimento de todos.
A educação, em minha opinião, ajudará em muito na solução de problemas sociais, mas ela não será a redentora, existem muitos setores sociais que precisam de socorro e podem influenciar na recuperação da cidadania, no aumento de qualidade de vida dos indivíduos, que seriam eles: a segurança pública, moradia, saneamento básico, alimentação, emprego e saúde. No contexto de democratização da escola, vimos a implantação da tecnologia na educação, onde o mundo digital dos computadores esta promovendo a inclusão social de alunos e professores na era tecnológica digital.
A sociologia é a ciência que estuda vida social e os impactos socioeconômicos que interferem na vida das pessoas, e a escola desempenha um importante papel na construção dessa sociedade, seja mostrando como são produzidas as injustiças sociais, seja estabelecendo relações democráticas no ambiente escolar, seja formando cidadãos críticos, participativos e criativos para buscar soluções e promover as transformações sociais.

..


MÓDULO 9 - DIREITO ADMINSITRATIVO E DO TRABALHO

Neste módulo, estudamos os conteúdos essenciais para a compreensão da ciência do Direito, importantes para nossa formação profissional. Vimos alguns ramos: o Administrativo, o Trabalhista e o Constitucional. Neste último, ressaltaremos a Constituição Federal, instrumento de garantia dos direitos fundamentais do trabalhador e de consolidação da cidadania. Também refletiremos sobre o mundo do trabalho contemporâneo e sua relação com a vida na escola. Tivemos uma abordagem histórica da evolução política dos funcionários que atuam nas escolas.
Vimos as normas jurídicas, que são regras de caráter social, que regulam as relações sociais. Existem outras normas em nosso dia-a-dia, como as técnicas, as religiosas e as morais. Em sala, vimos exemplos de cada uma delas. Mas o que diferencia as normas jurídicas de outras normas, são as suas características: a) Coercibilidade, que deriva da palavra coerção, cumprir a força. Ou seja, cumpra-se ou haverá punição...
b) Bilateralidade atributiva: delimita a exigência entre dois ou mais sujeitos... Exemplo: os contratos; c) Heteronímia: é a sujeição do indivíduo à vontade de terceiros ou a uma coletividade. Heterônomo, vem do grego: HETEROS (diversos) - NOMOS (regras, normas). Ou seja, as regras são impostas à vontade do destinador e se contrapõe a idéia de autonomia (vontade própria, livre arbítrio). É um conceito criado por Kant, que significa as leis que recebemos.

MÓDULO 8 PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.

Encontro realizado no dia 07 de julho de 2011.
Dinâmica: O CADERNO
Música para Reflexão: O Caderno 
Padre Fábio de Melo.
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
E acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo
ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O
que se há de fazer...
Só peço, a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)

REFLEXÃO: Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno. Eu me recordo do meu Com ele eu aprendi muita coisa. Foi nele que descobri que a experiência dos erros,
Ela é tão importante quanto à experiência dos acertos Por que vistos de um jeito certo, os erros, eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras.
Por que não há aprendizado na vida que não passe pela experiência dos erros. Caderno é uma metáfora da vida, quando erros cometidos eram demais eu me recordo que nossa professora nos sugeria que a gente virasse a pagina. Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços. Ao virar a pagina os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles a gente seguia um pouco mais crescido. O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos. Erros podem ser fontes de virtudes. Na vida é a mesma coisa. O erro tem que esta a serviço do aprendizado. Nenhum tem que ser fonte de culpas, de vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida. Uma coisa é a gente se arrepender do que fez.
Outra coisa é a gente se sentir culpado Culpas nos paralisam, arrependimentos não.
Eles nos lançam pra frente, nos ajuda a corrigir os erros cometidos.
Deus é semelhante a um caderno. Eles nos permite os erros pra que a gente aprenda pra fazer do jeito certo. Você tem errado muito? Não importa aceite de Deus esta nova pagina de vida que tem nome de hoje. Recorde-se das lições do seu primeiro caderno
Quando os erros são demais vire a pagina. O que está escrito em mim. Comigo ficará guardado. A vida segue sempre em frente...

MÓDULO 7 – INFORMÁTICA BÁSICA

Neste modulo fizemos um estudo sucinto de como a informática e o universo dos computadores revolucionou a tecnologia, a indústria e o cotidiano de milhares de pessoas no mundo inteiro.
E como não poderia ser diferente a escola como instrumento sociocultural e disseminador de conceitos conhecimentos não poderia ficar de fora dessa evolução.
Observo que há 10 anos atrás, nesta mesma escola, onde cursei o segundo grau havia apenas 2 computadores na secretaria da escola, e hoje a escola conta com duas salas de informática, equipadas com computadores e com acesso à internet. Isso representa um avanço tecnológico dentro da educação e sabemos como é importante para o aprendizado dos alunos.
O computador deixou de ser privilégios de poucos e passou a fazer parte dos eletrodomésticos de todas as famílias. Como recurso para pesquisas, comunicação em tempo real, organização de dados e informações globalizadas. Mesmo representando pontos negativos, o computador veio facilitar a vida de muita gente, e há quem diga que veio atrapalhar, mas o que vemos hoje em dia que é um recurso útil desde que se saiba usar.

MÓDULO 6 – GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

“A Escola não é democrática só por sua prática administrativa.
Torna-se democrática por suas ações.”
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Piaget

Neste módulo vimos que a gestão democrática não se resume em eleições ou escolha democrática do diretor escolar. É preciso muito mais do que isso. Nesse sentido, dentro a escola podemos criar  conselhos ou grupos que ajudem na efetivação da democracia na escola. Tais instâncias colegiadas devem fazer parte do Projeto Político-Pedagógico da escola, conhecer e construir a concepção educacional que orienta a prática pedagógica.
Realizado o processo de conscientização, a comunidade-escola, autônoma, com projeto de sua autoria, representando seus desejos e aspirações, estará preparada para superar toda forma de indiferença, individualismo e superficialidade, e alcançar um patamar mais elevado: a sociabilidade. Nesta, as pessoas se tocam, se olham, interagem, trocam, crescem em comunhão e, juntas, se comprometem com uma causa que representa o bem comum.
A escola existe para servir a comunidade onde se situa. Ela precisa ser um fórum aberto de participação, onde a democracia se efetiva. E, esta, somente se concretizará, de fato, quando a comunidade (o povo) tomar as rédeas e decidir ousada e corajosamente os rumos da sua história. Portanto, é indispensável que a escola chegue à família e a conduza para dentro da escola, forme uma comunidade ou um grupo para discutirem problemas de interesse comum.
O modelo de educação dentro de uma perspectiva democrática, antidiscriminatória, pela qual se vivencia uma gestão participativa, comprometida com a construção de uma escola pública popular de qualidade, busca formar alunos livres e conscientes que consigam fazer uma aproximação crítica entre a escola e a vida. Assim, a cidadania será construída a partir do exercício efetivo de práticas democráticas e participativas na escola, comprometidas com a emancipação e a autonomia dos sujeitos ativos, atores de sua própria história.
Vimos até aqui as benesses de uma escola democrática e participativa, bem como os seus desafios e entraves. E, apesar de todas as limitações e problemas existentes, reconhecemos a escola pública como o lugar social de se viver, experimentar e construir a verdadeira democracia.

MÓDULO 5 – EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO

Neste módulo fizemos um estudo sobre as relações sociais do âmbito socioeconômico baseadas nas profundas transformações sociais que ocorreram na sociedade nos últimos anos, e quais foram os impactos ocasionados por estas mudanças na vida dos trabalhadores.
Desde o avanço tecnológico que marcou o século XX e XXI e levou milhares de trabalhadores ao olho da rua. Quando maquinas modernas tomaram o lugar de pessoas (pais de família) nas grandes empresas e estes sucumbiram no sistema capitalista, cada vez mais rico e influente.
Vimos as transformações da sociedade capitalista e como elas se manifestaram e ainda se manifestam na educação brasileira.
As relações trabalhistas entre o sistema capitalista e os indivíduos em geral, que são forçados pela ideologia a sermos submissos e cegos em relação à exploração exercida sobre a grande massa trabalhadora.
Este módulo, após a compreensão do papel do trabalhador e da Escola, e sua relação com as relações sociais e ideais capitalistas, vimos como é importante buscarmos por mudanças e lutarmos por nossos direitos. Nunca devemos permanecer alheios aos acontecimentos políticos, econômicos e sociais de nosso pais, pois questionando e agindo criticamente podemos chegar a uma nação democrática e mais justa.

MÓDULO 4 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA

Vídeo e Música : Dias Melhores
Cantor: Jota Quest
Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!...
Vivemos esperando
O dia em que
Seremos
melhores
(Melhores! Melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh
! Oh! Oh!...
Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Oh! Oh! Oh!
Dias melhores prá sempre
Dias melhores prá sempre
(Prá sempre!)...
Vivemos esperando
Dias melhores
(Melhores! Melhores!)
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh!...
Vivemos esperando
O dia em que
Seremos
melhores
(Melhores! Melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh
! Oh! Oh!...
Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Oh! Oh! Oh!...
Dias melhores
Prá sempre...(4x)
Uh! Uh! Uh! Oh! Oh!
Prá sempre!
Sempre! Sempre! Sempre!...

“Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia com os inferiores é uma nobreza.”

REFLEXÃO FINAL DO MÓDLUO 4
RELAÇÕES INTERPSSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA

Até agora este foi o módulo do qual mais gostei. Pois lidamos todos os dias com pessoas, não importa se estamos na escola ou não, como é o meu caso. Diariamente temos pessoas diferentes umas das outras, com opiniões diferentes, pensamentos próprios, que se divergem. E o principal desafio para nós é aprendermos a lidar com o diferente, conviver com o diferente. Aceitar o outro e até a nós mesmos, como seres complicados e repleto de defeitos, e o mais estranho é que as vezes nos deparamos com nossas próprias mudanças, sejam elas de conceitos ou posições.
Eu, por exemplo, muitas vezes reflito sobre quem eu era, como pensava, como agia, e o que sou hoje. Meus conceitos e comportamentos comprovam que somos seres mutantes, em processo contínuo de aprendizagem e, enquanto estivermos neste processo de desenvolvimento racional e psicológico.
Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará em conflito com seus colegas de trabalho.

MÓDULO 3 HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA E ANTROPOLOGICA.

Encontro do dia 5 de fevereiro de 2011.
Dinâmica: Consistiu em dividir a sala em grupos e caberia a cada um lista na ordem de mais importância as sete palavras: FAMILIA, RELIGIÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA, DINHEIRO e TRABALHO. Após a listagem levantamos um debate para analisar em qual ordem cada grupo colocou.
Por unanimidade FAMILIA ficou em primeiro lugar, aí analisamos a segunda palavra da lista, que variaram entre RELIGIÃO, SAÚDE e DINHEIRO.
Os grupos expôs sua defesa com argumentos que justificavam a escolha de tais palavras em segunda colocação. Na minha opinião o grupo que melhor desempenhou sua defesa foi o grupo que escolheu a SAÚDE como segunda opção.
Neste módulo fizemos uma abordagem filosófica dos conceitos de valores, comportamentos, trabalho, o que se ensina e o que se aprende nas escolas e como nosso trabalho influencia nesse processo.
O que é o nosso trabalho dentro da escola e como nós podemos observar e reconhecer nosso “devir” humano realizando nosso função.
A ideia é aprender a investigar, perguntar, observar, descrever, interpretar, refletir e criticar o cotidiano escolar tentando criar condições para construir, destruir e reconstruir nossas praticas e nossos conceitos, além de ao menos tentar entender como a Escola produz e reproduz culturas e comportamentos e como cada aluno se torna humano.

MÓDULO II EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS MÓDULO II EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Minha presença no mundo não de quem se adapta,
Mas de quem nele se insere.

É a posição de quem luta para não ser apenas objeto,
Mas sujeito também da história”. Paulo Freire
Neste módulo percebemos que o processo de exclusão da grande maioria da população do Brasil começou com o Brasil colônia e perdura até os dias atuais. A história denuncia que desde o início os cidadãos brasileiros foram condicionados ao trabalho, à servidão, a exploração. Quando o analfabetismo tornou-se um incômodo às relações de trabalho criou-se formas desajeitadas de “estudar” o cidadão. Lançaram mão dos direitos civis e prepararam a mão-de-obra para as grandes multinacionais que iniciaram suas instalações no país.
Enquanto inúmeras nações européias buscavam na educação bases para reconstruir suas economias. Aqui no Brasil privavam a massa popular desse direito, prevalecendo apenas a elite. Para quê formar cidadãos, esta é a nossa principal herança portuguesa: a ignorância. Aprendemos com eles que afinal de contas Portugal nunca foi uma potencia invejável, quando a coroa fugiu de Napoleão escondendo-se no Brasil, o país andava muito mal das pernas, a corrupção estava derrubando Portugal. A Coroa saiu de Portugal e veio ensinar os patrícios a afundar a massa trabalhadora no mar da servidão e ignorância.
Somos frutos de uma nação fracassada, construída por pessoas inescrupulosas, sem senso de igualdade, amor e fraternidade.
Hoje, acordaram da utopia de que tudo está indo bem, adotaram “todos pela educação”, numa tentativa insana de curar uma ferida enraizada já há muito tempo...

Módulo 1 – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES Módulo 1 – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES Módulo 1 – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

A partir deste módulo começamos a ver com outros olhos nosso papel dentro da Educação e como poderemos melhora-lo. Sabemos que a Educação neste país esta longe de ser a mais conceituada, mas não será apenas criticando e permanecendo de braços cruzados que iremos alcançar melhorias.
O papel de educador recaiu sobre todos nós, e buscar meios de tornar um individuo um cidadão decente, apto ao trabalho, ciente de valores morais e éticos, participativo e critico está, agora, e por incrível que pareça, sempre esteve, entre as nossas funções. A diferença é que há alguns anos o reduto familiar não estava tão defasado e precário de valores, e nos dias atuais estes valores estão perdidos.
Quem sabe novas atitudes não podem trazer de volta antigos hábitos.