segunda-feira, 5 de março de 2012

MÓDULO 10 - TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS


Encontro realizado dia 10/09/2011

Começamos nosso dia com nossa Oração inicial e em seguida assistimos ao vídeo de Renovação da Águia.
De todas as aves, a águia é a espécie de maior longevidade.
Elas chegam a viver setenta anos, mas para atingir essa idade, aos quarenta anos elas êm que tomar uma difícil decisão: a da sua renovação. 
Nessa fase da vida, as suas unhas já costumam estar compridas demais e muito flexíveis, o que lhes dificulta a captura de presas para a sua alimentação e subsistência. 
O seu bico também, que antes era alongado e pontiagudo, inicia agora um processo irreversível de encurvamento e, além disso, as suas asas também já se encontram envelhecidas e pesadas, em função da grossura das suas penas. 
E nessa fase da vida, voar já é uma tarefa extenuante e difícil para ela e é então que ela percebe que só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura aproximadamente 150 dias. 
E é isso que ela escolhe: um processo de renovação que consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão de pedra, onde ela não necessite voar e então, depois de encontrá-lo, ela começa a bater com o bico no paredão até arrancá-lo por completo, após o que, ela espera pacientemente pelo nascimento de um novo bico, com o qual arrancará, uma a uma, todas as suas velhas unhas. 
E quando lhe nascem as novas unhas, ela passa então a arrancar, com elas, as suas velhas penas., o que dura aproximadamente cinco meses, após o que ela sai para o vôo da renovação, pronta para viver por mais uns trinta anos ... 
Moral da História: Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor.Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
Em um de nossos Pratiques fomos questionados: Com relação as cotas, você concorda que a escola deva possuir o poder de compensar as desigualdades sociais dos indivíduos que ela tem acesso?
Faço questão de deixar registrado minha opinião quanto as Cotas:

Eu sou terminantemente contra o sistema de cotas para negros, índios, pobres e outros marginalizados da sociedade. Pois as considera uma medida hipocritamente paliativa, onde o governo  encontra uma forma de recompensar os pobres e miseráveis que ele não deu conta de educar como se deve.
Ao invés de cotas de acesso ao ensino superior o que deveria ter é um sistema de ensino público de qualidade, com escolas públicas com boas estruturas físicas, equipamentos, professores qualificados, capacitados, bem remunerados e sabedores de seu valor e dever perante aos educandos. 
O dia em que ser professor for um mérito, e os vestibulares de licenciatura forem tão concorridos quanto os de medicina e direito, nós teremos boas safras de profissionais da educação capazes e qualificados para desempenhar um papel que realmente faça diferença dentro do sistema educacional. Enquanto isso não acontecer a educação no Brasil continuará sendo a mediocridade que ainda é.
Feito isso, teremos cidadãos iguais para disputar de qualquer vaga de emprego ou vestibular sem levar em consideração sua cor ou origem.
Por: Érica Barbosa - Assistente de Administração Escolar

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