terça-feira, 6 de março de 2012

MÓDULO 14 – CONTABILIDADE NA ESCOLA

Encontro realizado dia 15 de fevereiro de 2012


 Acabaram as férias...



Iniciamos nosso primeiro encontro após as férias com a Palestra do Técnico de Enfermagem Nilson. Ele abordou diversos temas como a hipertensão, diabetes, sedentarismo, e as complicações que estas doenças podem causar em nosso organismo.
Também chamada de pressão alta, a doença corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais. Conheça um pouco mais sobre esse mal que ameaça sua saúde em silêncio
Se há uma doença cujo diagnóstico é fácil e o tratamento não depende de grandes tecnologias, mas apenas do envolvimento e compromisso de médicos e pacientes, ela se chama hipertensão. Apesar disso, a dificuldade de tratamento exerce grande impacto nos índices de mortalidade e incapacidade. Como não apresenta sintomas na maioria dos casos, muitas vezes só vem à tona quando um grave problema de saúde cardiovascular ou cerebral identifica na pressão arterial elevada o maior responsável pelo quadro agudo. É por essa discrição característica que os médicos recomendam a medição a cada seis meses para as pessoas com histórico familiar da doença. Para os demais, uma vez ao ano.
Mas, afinal, o que significa esse mal? Para começar, vamos entender o básico: o coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de vasos de maior calibre chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é 'empurrado' contra a parede dos vasos sangüíneos. A tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial. Essa pressão está sujeita a uma série de variações: fatores de estresse físico e mental (tecnicamente chamados neurohumorais), comportamentais e ambientais.

Dando continuidade em nosso encontro tivemos a Dinâmica Sorriso Milionário:

Material: bolinhas de papel amassado
Procedimento: 
    Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. a tutora distribuiu para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel. Cada participante teria que escolher três companheiros da sala e contar uma piada, fazer uma micagem ou coisa to tipo, se a pessoa sorri ela irá pagar uma bolinha. Venceria quem terminasse a brincadeira com mais "dinheiro". Nesse caso me dei mal, como dou risada com qualquer besteira só consegui segurar 1.000,00, mas valeu a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário