segunda-feira, 5 de março de 2012

MÓDULO 5 – EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO

Neste módulo fizemos um estudo sobre as relações sociais do âmbito socioeconômico baseadas nas profundas transformações sociais que ocorreram na sociedade nos últimos anos, e quais foram os impactos ocasionados por estas mudanças na vida dos trabalhadores.
Desde o avanço tecnológico que marcou o século XX e XXI e levou milhares de trabalhadores ao olho da rua. Quando maquinas modernas tomaram o lugar de pessoas (pais de família) nas grandes empresas e estes sucumbiram no sistema capitalista, cada vez mais rico e influente.
Vimos as transformações da sociedade capitalista e como elas se manifestaram e ainda se manifestam na educação brasileira.
As relações trabalhistas entre o sistema capitalista e os indivíduos em geral, que são forçados pela ideologia a sermos submissos e cegos em relação à exploração exercida sobre a grande massa trabalhadora.
Este módulo, após a compreensão do papel do trabalhador e da Escola, e sua relação com as relações sociais e ideais capitalistas, vimos como é importante buscarmos por mudanças e lutarmos por nossos direitos. Nunca devemos permanecer alheios aos acontecimentos políticos, econômicos e sociais de nosso pais, pois questionando e agindo criticamente podemos chegar a uma nação democrática e mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário