segunda-feira, 5 de março de 2012

MÓDULO 3 HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA E ANTROPOLOGICA.

Encontro do dia 5 de fevereiro de 2011.
Dinâmica: Consistiu em dividir a sala em grupos e caberia a cada um lista na ordem de mais importância as sete palavras: FAMILIA, RELIGIÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA, DINHEIRO e TRABALHO. Após a listagem levantamos um debate para analisar em qual ordem cada grupo colocou.
Por unanimidade FAMILIA ficou em primeiro lugar, aí analisamos a segunda palavra da lista, que variaram entre RELIGIÃO, SAÚDE e DINHEIRO.
Os grupos expôs sua defesa com argumentos que justificavam a escolha de tais palavras em segunda colocação. Na minha opinião o grupo que melhor desempenhou sua defesa foi o grupo que escolheu a SAÚDE como segunda opção.
Neste módulo fizemos uma abordagem filosófica dos conceitos de valores, comportamentos, trabalho, o que se ensina e o que se aprende nas escolas e como nosso trabalho influencia nesse processo.
O que é o nosso trabalho dentro da escola e como nós podemos observar e reconhecer nosso “devir” humano realizando nosso função.
A ideia é aprender a investigar, perguntar, observar, descrever, interpretar, refletir e criticar o cotidiano escolar tentando criar condições para construir, destruir e reconstruir nossas praticas e nossos conceitos, além de ao menos tentar entender como a Escola produz e reproduz culturas e comportamentos e como cada aluno se torna humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário