segunda-feira, 5 de março de 2012

Terminando este Bloco...

REFLEXÃO FINAL DO BLOCO I

Como uma boa produção textual vamos fazer um balanço de tudo que estudamos até agora no Curso Técnico Profuncionário.
O curso nos permitiu ver as escolas como algo com identidade própria onde professores e funcionários, juntamente com toda a comunidade escolar elaborar sua proposta pedagógica, respondendo aos desafios e aos apelos da realidade. Assim nasce um poder escolar resistente a desmando políticos, a limitações financeiras e à pressões de forças incorporativa.
No estudo da historia podemos enxergar nossas raízes e compreender porque as civilizações, os povos se organizavam de determinadas maneiras, o que foram, e como transformaram naquilo que são. E a educação, juntamente com a cultura, ilumina em nós a inteligência humana e permite sermos criadores, inventores e construtores de nossa própria história. A sociedade brasileira vive processos rápidos de mudanças e as escolas cada vez mais tem de acompanhar, participar e formar cidadãos para lidarem com mudanças.
De nós trabalhadores da educação, começa a exigir novas maneiras de atuarmos como profissionais da educação e, nesta tarefa, somos educadores num placo em que tudo acontece muito rápido, a escola.
Os funcionários necessitam de formação profissional bem como valorização profissional, assegurado por Lei. Pois antes de mais nada, somos cidadãos e temos vários direitos assegurados por Lei e que não são devidamente cumpridos. Continuamos sendo cidadãos de papel. Já que hoje temos que atuar como educadores e formadores dentro das unidades escolares, significa que deixaremos de ser os seres invisíveis da escola, como a tia da merenda que somente as crianças conhecem, a tia da limpeza, que praticamente pais e professores não enxergam em sua grande maioria, merecemos não apenas cursos profissionalizantes, mas reconhecimento como cidadãos e profissionais da educação, pois a escola não é constituída de apenas alunos, professores e direção, é toda a comunidade que dela participa, seja diretamente ou indiretamente.
Observamos durante nossos estudos que uma escola democrática tem que partir do princípio participativo em que todos possuem sua parcela de participação na tomada de decisões, sejam elas de cunho financeiro, pedagógico ou simplesmente administrativo.
A educação que oferecemos às nossas crianças tem por objetivo enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos. Pois a educação pode, veja bem, eu disse pode, ajudar na construção de uma sociedade mais fraterna e corporativa, onde as soluções para problemas sociais do nosso país sejam encontradas de forma coletiva e visando o atendimento de todos.
A educação, em minha opinião, ajudará em muito na solução de problemas sociais, mas ela não será a redentora, existem muitos setores sociais que precisam de socorro e podem influenciar na recuperação da cidadania, no aumento de qualidade de vida dos indivíduos, que seriam eles: a segurança pública, moradia, saneamento básico, alimentação, emprego e saúde. No contexto de democratização da escola, vimos a implantação da tecnologia na educação, onde o mundo digital dos computadores esta promovendo a inclusão social de alunos e professores na era tecnológica digital.
A sociologia é a ciência que estuda vida social e os impactos socioeconômicos que interferem na vida das pessoas, e a escola desempenha um importante papel na construção dessa sociedade, seja mostrando como são produzidas as injustiças sociais, seja estabelecendo relações democráticas no ambiente escolar, seja formando cidadãos críticos, participativos e criativos para buscar soluções e promover as transformações sociais.

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