segunda-feira, 5 de março de 2012

MÓDULO 11 GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS E NA ESCOLA


Encontro do dia 08/10/2011 – aula dupla

“A Educação é um compartilhar de ideias, cultura e conhecimento. Criar cidadãos críticos sabedores de seus valores.
Criar espaços alternativos para pesquisar e produzir conhecimento atuam para a construção de cidadãos construtivos, autônomos.”

Dinâmica dos Pés
Desenhamos nossos pés sobre uma filha de papel. Perguntou-nos:
- Quanto esse papel já caminhou?
- Quais os caminhos que ele percorreu?
- Qual o objetivo ele ainda tem que alcançar?
Moral: quando se sabe para onde se quer ir, o caminho pode ser árduo mas seguiremos. Se não sabemos para onde ir, qualquer lugar serve.

Reflexão: Dois homens caminhando, cada um com um pão. Eles se encontram e trocam os pães. Cada homem vai embora com um pão. Porém se os dois homens andando e ao se encontrarem por uma estrada eles trocam ideias, cada homem vai embora com duas ideias.
Sempre que podemos devemos trocar ideias com outras pessoas, pois desta forma nos esclarecemos, acrescentamos, ajudamos, evoluímos... Ainda que você ache que não precise, servirão para o outro.

“Nascer é uma possibilidade;
Viver é um risco;
Envelhecer é um privilégio;
Transformar depende de nossa vontade;
Realizar é nossa responsabilidade”.

Neste módulo tivemos a abordagem de diversas questões relativas à gestão democrática na escola. Observamos que a função da escola é tripla e prioriza a política e o pedagógico, interferindo de forma efetiva na realidade intencionalmente.
E por este motivo necessita de políticas públicas de financiamento, universalização da educação com qualidade, e profissionais qualificados e bem remunerados.
A gestão democrática se faz com possibilidade de acesso à escola, com garantia de permanência dos estudantes no processo educativo, com oferta de uma educação de qualidade, socialmente referente e com disponibilidade para o exercício democrático.
Estudamos os diversos Programas federais que financiam a educação brasileira básica, através de uma Palestra oferecida pela Professora do NTE, Nelci Hasper, que veio exclusivamente para mostrar as diversas formas que o governo disponibiliza os recursos para a Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário