Encontro
do dia 08/10/2011 – aula dupla
“A
Educação é um compartilhar de ideias, cultura e conhecimento. Criar cidadãos
críticos sabedores de seus valores.
Criar
espaços alternativos para pesquisar e produzir conhecimento atuam para a
construção de cidadãos construtivos, autônomos.”
Dinâmica
dos Pés
Desenhamos nossos pés sobre uma filha de
papel. Perguntou-nos:
- Quanto esse papel já caminhou?
- Quais os caminhos que ele percorreu?
- Qual o objetivo ele ainda tem que
alcançar?
Moral: quando se sabe para onde se quer ir,
o caminho pode ser árduo mas seguiremos. Se não sabemos para onde ir, qualquer
lugar serve.
Reflexão:
Dois homens caminhando, cada um
com um pão. Eles se encontram e trocam os pães. Cada homem vai embora com um
pão. Porém se os dois homens andando e ao se encontrarem por uma estrada eles
trocam ideias, cada homem vai embora com duas ideias.
Sempre que podemos devemos trocar ideias com
outras pessoas, pois desta forma nos esclarecemos, acrescentamos, ajudamos,
evoluímos... Ainda que você ache que não precise, servirão para o outro.
“Nascer
é uma possibilidade;
Viver
é um risco;
Envelhecer
é um privilégio;
Transformar
depende de nossa vontade;
Realizar
é nossa responsabilidade”.
Neste módulo tivemos a abordagem de diversas
questões relativas à gestão democrática na escola. Observamos que a função da
escola é tripla e prioriza a política e o pedagógico, interferindo de forma
efetiva na realidade intencionalmente.
E por este motivo necessita de políticas públicas
de financiamento, universalização da educação com qualidade, e profissionais
qualificados e bem remunerados.
A gestão democrática se faz com
possibilidade de acesso à escola, com garantia de permanência dos estudantes no
processo educativo, com oferta de uma educação de qualidade, socialmente
referente e com disponibilidade para o exercício democrático.
Estudamos os diversos Programas federais que
financiam a educação brasileira básica, através de uma Palestra oferecida pela
Professora do NTE, Nelci Hasper, que veio exclusivamente para mostrar as
diversas formas que o governo disponibiliza os recursos para a Educação.
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