segunda-feira, 5 de março de 2012

MÓDULO II EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS MÓDULO II EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Minha presença no mundo não de quem se adapta,
Mas de quem nele se insere.

É a posição de quem luta para não ser apenas objeto,
Mas sujeito também da história”. Paulo Freire
Neste módulo percebemos que o processo de exclusão da grande maioria da população do Brasil começou com o Brasil colônia e perdura até os dias atuais. A história denuncia que desde o início os cidadãos brasileiros foram condicionados ao trabalho, à servidão, a exploração. Quando o analfabetismo tornou-se um incômodo às relações de trabalho criou-se formas desajeitadas de “estudar” o cidadão. Lançaram mão dos direitos civis e prepararam a mão-de-obra para as grandes multinacionais que iniciaram suas instalações no país.
Enquanto inúmeras nações européias buscavam na educação bases para reconstruir suas economias. Aqui no Brasil privavam a massa popular desse direito, prevalecendo apenas a elite. Para quê formar cidadãos, esta é a nossa principal herança portuguesa: a ignorância. Aprendemos com eles que afinal de contas Portugal nunca foi uma potencia invejável, quando a coroa fugiu de Napoleão escondendo-se no Brasil, o país andava muito mal das pernas, a corrupção estava derrubando Portugal. A Coroa saiu de Portugal e veio ensinar os patrícios a afundar a massa trabalhadora no mar da servidão e ignorância.
Somos frutos de uma nação fracassada, construída por pessoas inescrupulosas, sem senso de igualdade, amor e fraternidade.
Hoje, acordaram da utopia de que tudo está indo bem, adotaram “todos pela educação”, numa tentativa insana de curar uma ferida enraizada já há muito tempo...

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